Vantagens do SEO Local

O SEO Local é um conjunto de táticas de otimização que permite que sua empresa apareça nas buscas do Google. Por meio deles, sua empresa pode se estabelecer como líder local e atrair mais clientes.

De acordo com alguns estudos, 46% de todas as pesquisas no Google buscam informações locais. Diante disso, percebe-se que há um número significativo de usuários interessados ​​em buscas locais. Eles podem ajudá-lo a alcançar uma boa classificação nos resultados orgânicos.

Sem dúvida, o SEO Local é uma forma fantástica do seu negócio ganhar mais visibilidade, gerar tráfego de qualidade e atrair mais clientes.

Por isso, hoje mostraremos nesse artigo tudo que precisa saber sobre SEO Local e como usar essa estratégia a seu favor. Continue lendo e confira!

O que significa SEO Local?

No marketing digital, SEO é um termo conhecido e amplamente utilizado que, em resumo, auxilia na obtenção dos melhores rankings orgânicos nos buscadores, principalmente no Google.

O SEO local, por outro lado, é uma estratégia semelhante, com a importância da localização como fator neste estudo.

Por exemplo, suponha que você está em casa curtindo o final de semana, e sente aquela fome. Existem opções de aplicativos para pedir comida, mas você pode simplesmente pesquisar por “restaurante perto de mim” no Google e encontrar opções próximas a você.

O SEO local é essa opção que permite às empresas obter melhores resultados graças a sua localização e a da pessoa que realiza a pesquisa.

Vantagens do SEO local

Entre diversos benefícios dessa estratégia de marketing digital, podemos destacar a praticidade. A praticidade pode beneficiar muito quem pesquisa, mas isso não significa que seu negócio também não se beneficiará dela. Veja alguns benefícios para seu negócio!

Possibilidade de ser encontrado

A facilidade de pessoas encontrarem serviços e produtos facilita o dia a dia dos usuários e, consequentemente, sua empresa seja descoberta de forma mais rápida e prática. Isso ocorre porque sua presença online é baseada nos critérios de ranqueamento dos buscadores.

Aumento nas vendas

Graças à facilidade de encontrar o seu negócio, o SEO local te torna ainda mais presente em seu bairro ou cidade. As pesquisas por região são realizadas por quem tem interesse no consumo imediato.

Lembre-se que se procura algo perto de si, é porque quer comprar agora ou num futuro próximo.

Então é fato que existe um “mercado” que pode ser explorado graças à sua localização e presença nas buscas. Dessa forma, sua venda tende a aumentar.

Fidelização dos clientes

Com a sua presença online, você será visto mais e melhor por quem está perto de você. E vai a sua empresa que vão recorrer quando precisarem. E será você quem eles recomendarão aos outros quando forem solicitados, citando um benefício de outra estratégia: o marketing boca a boca.

Alcance de públicos sazonais

É gratificante conquistar o público próximo a sua empresa, mas já pensou nos que estão de passagem?

Turistas também usam muito mecanismos de pesquisas por região, por não conhecerem a região. Além deles, há quem não conheça a região em que vive ou… quem nunca viu a sua loja, mesmo sendo bem pertinho. Isso acontece!

Como usar o SEO Local para empresas?

Para realizar o SEO local, você precisará empregar algumas estratégias de otimização, assim como faria com qualquer estratégia de SEO tradicional.

Além das táticas de SEO, é preciso focar no geomarketing, que consiste em combinar a geolocalização com a estratégia de marketing da empresa.

Para isso, você pode utilizar alguns recursos para ajudá-lo a estabelecer seu negócio em sua localidade ou mesmo em outro local onde você acredita que conseguirá atrair mais clientes.

Estamos falando do Google Meu Negócio, que permite incluir informações sobre sua empresa. O mecanismo de busca irá retirar os dados locais através dele para serem exibidos na SERP (páginas de resultados).

Estratégias de SEO Local

Vantagens do SEO Local

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita do Google que permite que sua empresa apareça nas recomendações locais, bem como em outras ferramentas do Google, como o Google Maps e a página de resultados do Google.

É possível listar os serviços que a empresa presta, bem como a área de atuação. Outra vantagem do Google Meu Negócio é que ele inclui o recurso Google Post, que permite postar notícias sobre sua empresa, semelhante ao que acontece nas redes sociais.

Se você tiver um evento ou uma promoção, por exemplo, essas publicações serão exibidas aos usuários quando eles procurarem sua empresa ou estiverem próximos a ela.

É fundamental manter seu endereço atualizado. Para verificar se o endereço pertence a você, o Google envia um cartão com um código de confirmação para validar sua conta.

Além disso, a plataforma envia mensalmente um relatório detalhando as buscas relacionadas à sua marca e o acesso às fotos publicadas no Google Meu Negócio. Com isso, você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre a situação da sua empresa por meio de pesquisas no Google.

Importância dos dados atualizados

É de extrema importância que você mantenha as informações cadastrais da sua empresa (nome, número de telefone e endereço) atualizados. Quando falamos de SEO local essas informações precisam ser prioridades. Com esses dados sempre atualizados, você pode pensar em publicações, fotos do local e serviços realizados.

Além disso, ter um site é fundamental, pois sabemos que antes de visitar determinada empresa, a grande maioria dos usuários pesquisa informações e avaliações na web. Para que esteja sempre um passo a frente dos concorrentes, mantenha todos os seus dados sempre atualizados e com conteúdos relevantes.

Google Maps

Essa plataforma é a que usamos sempre que precisamos encontrar um endereço rapidamente. Conseguimos determinar a distância até um local específico e até mesmo ver rotas sugeridas usando o Google Maps.

Sua empresa pode ser encontrada no Google Maps graças ao Google Meu Negócio. Com essas duas plataformas, seus resultados orgânicos em buscas locais serão muito melhores.

Veja detalhes vitais para ser vinculado ao Google Maps?

  • Inclua o site no Google Meu Negócio;
  • Informe o endereço corretamente;
  • Informe horários de funcionamento;
  • Informe números de contato;
  • Se houver, informe eventos realizados pela empresa;
  • Informe descrição da empresa para que os usuários conheçam melhor sua empresa;
  • Acompanhe comentários e avaliações.

Todos esses pontos são fundamentais para otimizar buscas locais da sua empresa e conquistar muito mais leads.

Pesquisa de palavra-chave local

Quando precisamos localizar um negócio em um local específico, fazemos uma busca colocando a cidade desejada que procuramos. Por exemplo, “agência de marketing digital no Rio de Janeiro“. Às vezes, podemos ser mais específicos procurando pelo bairro.

Se você possui uma empresa local e produz conteúdo relevante, recorrer a uma busca por palavras-chave é uma ótima maneira de descobrir como se destacar em sua área. Uma estratégia que pode ajudá-lo a obter mais resultados é fazer uma pesquisa usando termos relacionados em cidades próximas para entender o que os usuários estão procurando. Tudo o que você precisa fazer agora é aplicá-lo às suas estratégias de marketing de conteúdo.

Entendeu como o SEO Local pode ser essencial e muito vantajoso para seu negócio? Se tem dúvidas de como usar essa e outras estratégias de marketing digital, entre em contato com nossa equipe e solicite mais informações!

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