Meu site precisa ser responsivo?

Se você deseja ter uma presença online, deve começar com um site responsivo.

Você já reparou que, nos últimos anos, nos tornamos cada vez mais conectados à internet? Ainda mais com o celular! Essa mudança no comportamento do consumidor não é apenas uma impressão; a cada ano que passa o número de residências conectadas aumenta no Brasil.

A tecnologia está tão conectada ao nosso dia a dia que se tornou parte integrante da nossa rotina. Para trabalhar, conversar com amigos, assistir programas de televisão, conhecer novos produtos, pagar contas, solicitar transporte ou entrega de comida. E, o mais importante, a ação que interessa a todas as empresas: comprar!

Ainda mais com a pandemia, quando não podíamos sair de casa, nossos hábitos de compras mudaram quase que inteiramente para a internet.

E esse é o ponto importante para as empresas. Se você quer conquistar novos clientes e fazer novas vendas, deve investir para estar presente no ambiente digital. Por isso, ter um site responsivo pode ser o primeiro passo para entrar nesse universo com o pé direito.

O que é design de site responsivo?

O método de design responsivo permite que o conteúdo e a aparência geral do site sejam ajustados com base no dispositivo que o usuário está usando para vê-lo.

O que caracteriza um site responsivo?

O design responsivo permite que o conteúdo e a aparência geral do site sejam ajustados com base no dispositivo que o usuário está usando para vê-lo. Em outras palavras, é fundamental que um site seja responsivo para que seja exibido corretamente em qualquer dispositivo.

Por exemplo, se você estiver lendo este artigo em seu telefone e virar a tela agora, a página será redimensionada para caber na sua nova tela. A mesma coisa acontece se você abrir em um tablet ou qualquer outro dispositivo.

O conceito responsivo

Não deve haver um número infinito de soluções personalizadas para cada novo grupo de usuários. Obviamente, não poderemos fazer isso usando sensores de movimento e robótica. O design responsivo exige uma maneira mais abstrata de pensar.

No entanto, algumas ideias já estão sendo implementadas: layouts fluidos, consultas à mídia e scripts que podem criar páginas da web. Mas, quando citamos design responsivo, precisamos deixar enfatizar que estamos falando de mais do que apenas uma tela ajustável e imagens que se redimensionam automaticamente, mas sim uma forma completamente nova de pensar o design.

Como funcionam os sites responsivos?

Um site responsivo é criado com o objetivo de ajustar e redimensionar em variados tamanhos, também chamado de pontos de interrupção. Tais pontos são larguras dos navegadores que possuem uma consulta de mídia CSS específica, que muda o layout do navegador quando está em um intervalo específico.

Dito de uma forma mais simples, quando se altera a largura do navegador, seja para redimensionar ou visualizar em um dispositivo móvel, o código responde e altera o layout automaticamente.

Por que é vital ter um design responsivo?

Meu site precisa ser responsivo?Devido à sua adaptabilidade, o design responsivo tornou-se um requisito crucial para qualquer site. Mas, por que é tão significativo? Aqui estão alguns dos motivos mais importantes:

Experiência do usuário

O design responsivo garante que usuários tenham uma excelente experiência nos sites, independente do dispositivo usado.

Isso tem sido cada vez mais vital nos últimos anos; afinal, se um site não atender às expectativas de seus usuários, eles o abandonarão e procurarão outro.

Conteúdo

Para usuários de dispositivos móveis, o design responsivo garante que consigam ver o conteúdo e as informações primeiro, em vez de apenas um pequeno trecho devido a restrições de tamanho.

Aprovação do Google

O design responsivo facilita para o Google atribuir propriedades de indexação a determinada página, ao invés de ter que indexar várias páginas separadas.

Isso, claro, melhora sua classificação no mecanismo de busca, porque o Google favorece sites que priorizam dispositivos móveis.

Economia da produtividade

Há algum tempo, os desenvolvedores precisavam criar sites diferentes para desktops e dispositivos móveis. Agora, o design responsivo possibilita a atualização de conteúdo em um único site em vez de várias versões, economizando tempo dos profissionais.

Menor taxa de rejeição.

Um site responsável também pode reduzir o número de visitantes que chegam ao site e saem sem que tenham tido alguma interação.

Isso depende totalmente da experiência do usuário, pois se ele não gostar do site, as chances de fechar a página e retornar às suas buscas são muito altas.

É fundamental se atentar à esse índice, pois em casos de taxas elevadas, o Google pode perceber isso como um sinal de que seu site não oferece boa experiência ao usuário – além de não ter conteúdo relevante. Dessa forma, seu site pode perder posições nos resultados do Google.

Aumento das vendas.

À medida que cresce o número de pessoas que têm acesso à internet por meio de dispositivos móveis, cresce também o número de pessoas que compram online usando esse método. Se um cliente pode iniciar seu processo de compra com um notebook e concluí-lo com um smartphone, isso pode resultar em mais transações de vendas.

Velocidade da página

A velocidade com que um site carrega tem impacto direto na experiência do usuário e na classificação em buscadores como o Google. O design responsivo garante que as páginas carreguem na mesma velocidade em todos os dispositivos, impactando positivamente na classificação e na experiência do usuário.

Concluindo

É fundamental que seu site seja responsivo para proporcionar aos usuários uma experiência de navegação perfeit, além de adequação aos mecanismos de busca e maior relevância nas buscas. Independentemente do seu nicho ou objetivos para o marketing digital, busque ter um site responsivo. Por fim, ninguém pode vacilar diante das demandas do mercado, principalmente quando se trata do Google. Então, não perca tempo!

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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