Conhecidas como um negócio centenário, as docerias e confeitarias continuam presentes na vida das pessoas até os dias de hoje, adoçando a rotina e encantando com sabores diversos de tortas e demais sobremesas. Tendo em vista que essas lojas ainda se mantêm como um negócio lucrativo e primoroso, é preciso se adequar ao público atual, que é um consumidor assíduo de doces e está majoritariamente online.
Com a crescente influência da internet no cotidiano das pessoas, é fundamental que as docerias fortaleçam sua presença online e utilizem diversas estratégias do marketing digital para se destacarem no mercado. Neste blog, exploraremos algumas formas das confeitarias terem mais resultado com marketing digital, e atraírem cada vez mais clientes!
Desenvolva presença online!
Durante muitos anos, a única forma de conhecer lojas de doces e confeitarias era através do marketing feito no “boca a boca”, ou parando para comer em uma no meio do dia, ao transitar por um determinado lugar. Sem poder contar com a alternativa de utilizar anúncios televisivos, muitas lojas se viam impossibilitadas de serem divulgadas. Porém, atualmente, com todo o avanço tecnológico, é possível criar alcance no meio digital sem precisar despender de milhões para anunciar.
Ter uma presença online forte é essencial, já que as redes sociais são uma excelente maneira de se conectar com os clientes e compartilhar conteúdo visualmente atraente. As plataformas como Instagram, Facebook e Pinterest são ótimas para evidenciar produtos, compartilhar receitas, e até mesmo contar as histórias por trás das criações, aumentando o engajamento e a interação com os seguidores.
Estratégias de SEO (Otimização para Motores de Busca):
Utilizar SEO também é uma das estratégias mais eficazes de crescer no mundo digital. Essa técnica, que é um mecanismo de rankeamento de site nos buscadores como Google e demais buscadores, serve para que um determinado site esteja sempre no topo do perfil das buscas. Por essa razão, para além do investimento das redes sociais, investir em SEO é primordial.
Para garantir que sua doceria seja facilmente encontrada pelos clientes em potencial, é crucial otimizar seu site e conteúdo para os motores de busca. Dessa forma, pesquisar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, como “doces artesanais”, “bolos decorados” ou “cupcakes gourmet”, e incorporá-las naturalmente no seu site, blog e posts de redes sociais é uma das maneiras de fazer o SEO da sua empresa e fazê-la estar sempre relevante. Além disso, a produção de conteúdo de qualidade e a atualização regular do site melhoram seu posicionamento nos resultados de busca, o que leva ao aumento das vendas.
Marketing de Conteúdo: Blog e Vídeos
Investir em marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua doceria e construir autoridade no segmento. Por isso, ter um blog em seu site com conteúdo relevante para o seu público-alvo, como dicas de confeitaria, receitas exclusivas, curiosidades sobre ingredientes e tendências do mercado são uma ótima alternativa para crescer virtualmente, além do uso das técnicas de SEO para engajar o site através dos blogs.
Os vídeos também são uma forma poderosa de engajar os clientes. Seja no youtube, no tiktok ou os reels do instagram, todas essas formas são eficazes para criarem conteúdos consistentes, e que tragam ao público entretenimento, enquanto a marca e a empresa são divulgadas.
Parcerias e Colaborações
Estabelecer parcerias com outras empresas ou influenciadores pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua doceria e atrair novos clientes. Contar com a presença de influenciadores, sejam eles da gastronomia ou não, mas que tenham um público relevante para o seu negócio é ótimo para divulgar sua marca e desenvolver principalmente a confiança do público-alvo através da presença de influencers que têm milhares de seguidores.
Social Media e criação de conteúdo influente nas redes:
Como já mencionado, ter uma presença no instagram é um grande diferencial para o seu negócio, mas é preciso que haja conhecimento estratégico das métricas e das tendências para crescer. Por essa razão, contar com a presença de social media para administrar e gerar conteúdo para o perfil pode alavancar seu perfil, estreitando a sua marca com o público-alvo que você quer atingir.
O profissional social media entende as estratégicas exatas para poder criar o “storytelling” que a sua empresa precisa para crescer no meio digital. Ele monitora ativamente as interações dos usuários com a marca, de forma rápida e eficiente. Essa interação direta e personalizada ajuda a construir relacionamentos autênticos com os clientes, fortalecendo a reputação da empresa e incentivando o engajamento contínuo.
Tráfego pago: mais uma ferramenta importante no meio digital.
O tráfego pago oferece uma vantagem imediata em relação ao tráfego orgânico, uma vez que os resultados podem ser vistos quase que instantaneamente. Enquanto estratégias de SEO e marketing de conteúdo são essenciais para construir uma presença online sólida a longo prazo, os anúncios pagos podem gerar resultados rápidos e mensuráveis. Isso é especialmente útil para as docerias que desejam promover lançamentos de produtos, eventos especiais ou promoções sazonais.
Ao integrar o tráfego pago em sua estratégia de marketing digital, as docerias podem alcançar um público mais amplo e impulsionar o crescimento do seu negócio de forma eficaz, já que o cenário digital está cada vez mais competitivo, e a atenção do público é disputada por inúmeras marcas, e por isso, investir em anúncios pagos pode garantir que a doceria seja vista pelos clientes certos é tão importante.
E como fazer o marketing da sua doceria ter Mais Resultado?
Ainda que você saiba quais são as ferramentas exatas para crescer no meio digital, é preciso que tudo isso seja aplicado na prática de forma correta, para ter o resultado necessário. Por essa razão, nossa agência oferece o gerenciamento das principais ferramentas de marketing em um ângulo 360°, para que a sua doceria alcance os resultados que você busca!
É possível se desenvolver no meio digital e se tornar relevante, utilizando a estratégia certa! E para ser certeiro e assertivo no alvo, contrate a Agência Mais Resultado!
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