facebook, tiktok e kwai investem pesado no futebol, midia exterior/ outdoor, mobiliário urbano e tv aberta

Caro Leitor,

Você deve ter reparado que os campeonatos futebol estão recheado de placas de mídia do facebook, kwai e tiktok. Observe que o Kwai tem patrocinado com essas competições com forte investimento financeiro.

 

kwai no campeonato brasileiro

 

Por que grandes grupos de mídia on line têm usado a mídia off line? Faz sentido investir em tv ou placas de outdoor quando o resultado em mídia digital é muito mais mensurável e barato?

 

A resposta é simples meios digitais não criam lembrança de marca, o famoso branding. É muito mais fácil uma pessoa lembrar de uma marca que ela vê várias vezes na rua. O mundo digital onde um clique dura milésimos de segundo de atenção não gera recall de marca.

facebook anunciando nas placas de futebol

Como assim? A facilidade que um indivíduo tem de trocar de canal não é a mesma que um indivíduo tem de rolar um post para baixo ou clicar em outro site?

Obviamente que não porque eventos esportivos foram escolhidos a dedo pelo facebook, tiktok e kwai pela capacidade de prender atenção do público por horas e horas, além do momento em que o cliente é impactado ser na alegria e paixão .whatsapp anunciando nas placas de futebol

 

E quanto custa patrocinar o campeonato brasileiro igual fez o Kwai?

De acordo com o portal Propmark, especializado em marketing e mercado publicitário, cada cota de patrocínio do campeonato brasileiro de 2021 sai por R$ 311 milhões, valor 1,3% superior ao praticado em 2020, que foi de R$ 307 milhões.

Por que o Kwai não colocou esse investimento em marketing digital?

Vou responder essa pergunta com outra pergunta: o que é mais fácil na sua opinião ser famoso por atuar em um filme ou novela da Globo ou ser famoso por ter um canal de vídeos na internet?

Quais lições podemos aplicar com esse caso?

Essa e outras conclusões nos mostram a importância de ter a mídia off line como apoio as estratégias de marketing on line. Cliente de todos os portes podem ter a mídia off como solução. Exemplos de investimento em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo:

1- Cliente de investimento mensal de até 1 mil reais mensais – pode ter o taxidoor como mídia e apoio

2- Cliente de investimento mensal de até 2 mil reais – pode ter outdoor como mídia de apoio

3 – Cliente de investimento mensal de até 5 mil reais- pode ter busdoor como mídia de apoio

4- Cliente de investimento mensal de até 10 mil reais – pode ter as rádios ou a TV fechada como mídia de apoio

5- Cliente de investimento mensal de até 20 mil reais – pode ter a tv aberta como mídia de apoio

 

Se até os grandes players do marketing digital fazem mídia off line, por que os pequenos e médios empresários também não deveriam fazer ?

Existe um cultura arraigada na mentalidade deste tipo de empresário que todo investimento dele deve ser direcionado para facebook, instagram e google. Na maioria dos casos, o empresário está preocupado apenas na captação de leads (prospects interessados em comprar seus serviços e produtos) o que não é errado numa análise superficial. Todos profissionais envolvidos no marketing (seja ele cliente ou agência) devem ser focados em resultados práticos e mensuráveis.

A questão principal é que o resultado mostra-se muito maior quando se soma ações on line com ações off line. Isso é chamado tecnicamente de cross mídia (mídia cruzada). O cruzamento de tráfego digital com não digital potencializa as ações de marketing porque o consumidor percebe que a marca o acompanha em todos momentos da sua vida. Há inúmeros cases nesse sentido: coca-cola, heineken, e outras centenas de marcas. Patrocinar eventos é fazer parte do momento de felicidade do consumidor. Publicar em mídia de rua é estar presente no dia a dia dos consumidores. Investir em rádio é estar presente nas notícias do trânsito e acontecimentos da cidade. Comunicar através de anúncios em tv é ser visto por milhares de consumidores no momento do lazer.

A rede Globo foi a primeira empresa a perceber a dificuldade do pequeno empresário em comprar mídia em TV. Para resolver esse problema ela criou o Globo SIM, um sistema simples de compra e criação de anúncios para televisão. Veja mais no site https://globosim.globo/

Caso você precise de alguma ajuda com qualquer meio de comunicação a mais Resultado está preparada para te ajudar na produção e execução. Somos a única agência no mercado a oferecer as produções de áudio, vídeo e animações dentro na nossa estrutura de agência de marketing digital.

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Como escolher uma agência de marketing?

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1 comments

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