O que é marketing digital

Marketing Digital pode parecer óbvio pelo nome, no entanto, é um assunto muito abrangente. Qualquer ação na internet é marketing digital? Quais são as melhores estratégias? E como mensurar os resultados? 

Acompanhe essa publicação da Agência Mais Resultado, no Rio de Janeiro, para saber mais sobre esse assunto.

O que é marketing digital

Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

As formas de se comunicar com o consumidor e de fazer marketing sofrem mudanças quase diariamente, especialmente no mundo digital em que vivemos. A internet muda com alta velocidade, mas ela também permite que as empresas se adaptem de forma rápida. É por isso que o marketing digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.

Os objetivos do marketing digital incluem:

  • Crescer sua plataforma
  • Aumentar sua rede
  • Fortalecer a marca
  • Realizar vendas

Em comparação com o marketing tradicional, o marketing digital tem a vantagem de ter mais meios e métricas disponíveis para a mensuração dos resultados. Além de necessitar de um investimento inicial baixo, sendo mais acessível para empresas de qualquer porte.

A internet passou por uma onda de crescimento nos anos 1990, na qual muitas empresas surgiram e desapareceram. Foi durante esse período que o Google (em sua forma mais rudimentar) e outros sites de pesquisas surgiram. E as primeiras formas de redes sociais, como o ICQ.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. Vale ressaltar que empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período.

O que é marketing digital

O que é marketing digital

Tipos de marketing digital

  • Marketing de conteúdo
  • Inbound marketing
  • Outbound marketing
  • Marketing de redes sociais
  • Marketing viral
  • Mobile Marketing
  • Marketing de Performance
  • Email Marketing
  • Vídeo Marketing
  • Marketing de Busca (SEM)
  • Entre outros.

Conceitos-chave do marketing digital

Persona

Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semi-fictícios, que representam o comprador ideal de um determinado produto, serviço ou marca. Dessa maneira, a empresa consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

A principal diferença entre persona e público-alvo (conceito usado pelo marketing tradicional) é a especificidade. Mesmo com todos os dados adquiridos por ele o perfil ainda é muito abrangente.

Lead

Leads são oportunidades de negócio. São os consumidores que, através de uma estratégia de marketing, deixam seu contato e informações-chave para que a empresa possa identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até eles estarem prontos para o momento da compra.

Funil de vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Por gerenciar a relação com o consumidor o CRM tem impacto direto nas vendas e estratégias de marketing e remarketing.

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, totalmente focadas em conversão.

 

O objetivo da landing page é oferecer um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato para saber mais e, assim, se tornem leads.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São ações que contribuem para melhorar o potencial de posicionamento das páginas e conteúdos de uma marca. Ela faz isso ajudando a empresa a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa. Uma das principais características é que isso é feito de forma orgânica, ou seja, gratuita. Ao contrário dos links patrocinados.

CMS

CMS significa Content Management System (em português, Sistema de Gestão de Conteúdos). CMS é uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Sendo assim, o CMS é um meio de criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

CTA

Os Calls to Action (em portugês, chamada para a ação) ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam o cliente a cumprir a ação que a empresa deseja. Para que eles possam continuar no fluxo do seu funil de vendas e chegar ao momento de compra preparados para o consumo.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Vantagens e, porque fazer marketing digital

O mundo digital mudou a forma que as pessoas consomem produtos e serviços e, por consequência, mudou também a forma de fazer marketing. Por isso, estar na internet é essencial para qualquer empresa.

Aqui tem algumas vantagens do marketing digital:

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto, e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. O público passa a criar o conteúdo junto com a marca.

É necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência. Porque, mais do que nunca, o cliente tem o poder de escolher o que quer consumir. Portanto, se o conteúdo não for feito da maneira correta para conectar com a persona, os investimentos e esforços não trarão resultados.

Análise e mensuração

Como dito anteriormente, a análise e mensuração dos resultados é muito mais fácil no marketing digital do que no tradicional. Todas as plataformas possuem métricas que podem ser estudadas. Além disso, existem inúmeros softwares que fazem essa análise e entregam relatórios prontos.

Além disso, essas métricas podem (e devem) ser analisadas em tempo real. Dessa forma, a empresa pode identificar o que está e o que não está funcionando em suas campanhas e anúncios e agir com rapidez para consertar.

Mais oportunidades para as empresas de todos os tamanhos

Por necessitar de um investimento inicial muito baixo, até mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. Mesmo com um investimento inicial baixo, quando feito da forma correta ele traz um ROI (retorno sobre investimento) imenso.

Estratégias como vídeo marketing, inbound marketing e marketing de conteúdo, são gratuitas e extremamente eficientes para a conquista de novos clientes. 

Direcionamento

Ao falar em marketing digital, muitas pessoas podem pensar em se comunicar com o máximo de pessoas possível. O que é real e muito bom, dependendo da estratégia. Porém, um dos grandes diferenciais do marketing online é que as empresas conseguem  segmentar se suas ações, dessa forma, conversam e conquistam apenas as pessoas certas. Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal, você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Como Fazer

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital. E não existe uma que seja a melhor de todas, tudo vai depender da estratégia da sua empresa.

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital exige planejamento, estratégia, pesquisa e supervisão constante do trabalho executado. Somente dessa forma a empresa pode saber o que funciona ou não e como consertar os problemas.

Vale lembrar que, mais do que repor algo que faltou ou solucionar um problema, o consumidor quer uma experiência. O bom marketing vai gerar valor e fazer com que ambos, cliente e empresa, saiam no lucro.

No marketing digital, enquanto a necessidade – e a efetividade – de conectividade aumenta, o tempo de interação diminui. Para o consumidor, é a facilidade e a velocidade que importam.

Quem faz

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas. Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto, ou serviço.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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