Veja as diferenças entre marketing digital e marketing tradicional, e identifique a que melhor se encaixa no seu negócio!
Você sabe qual modelo de marketing é mais eficaz para aumentar as vendas de uma empresa? Na verdade, esta é uma pergunta difícil de responder; afinal, determinar a melhor opção para qualquer empresa depende de uma série de fatores.
Alguns argumentarão que o indicado seria o marketing tradicional, pois é voltado para uma publicidade dirigida a mídias tradicionais, como televisão e jornais. Outros já afirmarão que é marketing digital, com foco total na internet e no uso de novas técnicas de comunicação.
Para responder a essa pergunta, no entanto, é preciso entender as diferenças entre o marketing tradicional e o digital, bem como as mídias que cada um deles utiliza.
Quer saber quais são as diferenças e qual dos dois estilos é o melhor para o seu negócio? Leia o até o final e confira!
Marketing tradicional – Como funciona?
Como dito anteriormente, o marketing tradicional é definido como o uso de meios de comunicação tradicionais para divulgar uma mensagem e/ou promover um serviço ou produto, como comerciais em rádios, comerciais de televisão e mídia impressa.
Sua abordagem é direta, interrompe o cliente com mensagens enquanto assiste TV, ouve rádio ou lê algo impresso.
Devido aos custos de produção de itens promocionais e os custos de exibi-los na mídia tradicional, o investimento em uma campanha de marketing tradicional sempre foi alto.
Além disso, é importante lembrar que avaliar os resultados de uma estratégia promocional tradicional é mais difícil, sendo necessário perguntar ao próprio cliente se a compra foi motivada por um anúncio e assim, ter certeza de sua eficácia.
O marketing tradicional possui algumas ações, tais como: panfletagem, anúncios em outdoors, merchandising de loja física e telemarketing. Todos continuam recebendo investimento significativo no mercado atual.
Marketing digital – Como funciona?
Com foco total online, o marketing digital visa promover o seu negócio e enviar mensagens aos seus clientes por meio de diversas ferramentas modernas de comunicação, como mecanismos de busca, blogs, canais no YouTube e redes sociais.
É a modalidade de marketing que tem recebido mais atenção nos últimos anos, e não é por acaso. Afinal, a internet e as redes sociais estão se tornando presentes na vida cotidiana das pessoas a cada ano que passa.
Se você ainda tem dúvidas, veja como o número de pessoas que usam a internet pelo celular está aumentando de forma alarmante. Segundo dados mais recentes, mais de 126,9 milhões de brasileiros usam a internet diariamente.
Um número tão impressionante quanto esse ressalta a importância de investir em estratégias para garantir que uma empresa chegue ao público antes de seus concorrentes, correto?
Além disso, o marketing digital é uma estratégia que visa resultados. Para começar, ele permite que o profissional tenha acesso a praticamente todas as informações de sua campanha promocional, o que é fundamental para obter resultados ainda melhores.
Outra característica importante do marketing digital é que ele é menos intrusivo do que o marketing tradicional, tornando mais fácil para os clientes encontrarem o caminho do seu negócio.
Diferenças entre marketing tradicional e marketing digital
Depois de descobrir como cada um dos métodos funciona, é hora de entender quais são as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital:
Forma de divulgação das mensagens
No marketing tradicional, as mensagens são enviadas de forma interruptiva na esperança de gerar interesse em seu cliente, mesmo que ele não esteja procurando por seus serviços.
Já no marketing digital, seu cliente é atraído até sua marca, que se coloca à disposição para auxiliá-lo em suas dúvidas e problemas do cotidiano.
Nesse caso, o inbound marketing (também conhecido como marketing de atração) é uma excelente estratégia que pode não funcionar no marketing tradicional, mas pode ser implementada com sucesso no marketing digital.
Analisando resultados
No marketing tradicional, a análise dos resultados ocorre após a distribuição dos anúncios, sendo necessária a realização de pesquisas pós-compra com os clientes.
Já o marketing digital permite acompanhar métricas e analisar resultados em tempo real, permitindo ajustes rápidos.
Como isso, você saberá exatamente quantas pessoas viram suas mensagens e quantas delas compraram seu produto ou serviço.
Segmentação de campanhas
Para que seu público-alvo seja atingido em uma campanha de marketing tradicional, você deve confiar na relevância do canal de comunicação, com base nas informações fornecidas pelo meio.
Nesse caso, sua mensagem será compartilhada com pessoas que não fazem parte do seu público-alvo, apenas para garantir que você alcance um determinado número de clientes em potencial.
Não é o caso do marketing digital. Para atingir seu público-alvo, você pode usar as informações disponíveis na internet. Como resultado, sua taxa de conversão e o retorno do investimento de suas estratégias de marketing aumentarão.
Velocidade da produção
No marketing tradicional, a produção de ações promocionais é lenta, pois depende de diversos fatores para garantir sua veiculação. Anúncios impressos devem ser planejados com antecedência, assim como VTs e spots devem ser aprovados por TVs e rádios.
No marketing digital, ocorre o contrário. Assim que a arte ou o texto do anúncio é criado e aprovado, ele pode ser encontrado online.
Investimento
No marketing tradicional, os custos de veiculação são altos, muitas vezes em níveis que impedem o investimento de pequenas e médias empresas. Os custos do marketing digital, por outro lado, são muito menores. Com apenas R$ 100,00, todo negócio pode se comunicar de forma eficaz com seus clientes.
Contato com público
As estratégias tradicionais de marketing tornam quase impossível para uma empresa interagir com seus clientes. Para ouvi-los, seria necessário investir em uma plataforma de atendimento e profissionais para lidar com os contatos dos clientes, com altos custos de manutenção.
No marketing digital, no entanto, essa limitação é praticamente inexistente, pois as redes sociais e seu site podem ser usados como ferramentas entre você e seu público-alvo.
Qual empresa deve investir em marketing digital?
Ao contrário do que se pensa, qualquer negócio pode investir em uma estratégia de marketing digital, incluindo negócios tradicionais, blogueiros e até lojas virtuais. Para saber se sua empresa está pronta para se engajar no marketing digital, basta responder a duas perguntas:
- Seu público-alvo utiliza internet frequentemente?
- Seu público-alvo realiza buscas no Google, redes sociais e blogs, para encontrar informações sobre serviços e produtos da sua empresa?
Se a resposta for sim para as duas perguntas, sem dúvida vale a pena investir em marketing digital.
Com isso, você criará novos canais de comunicação com seus clientes em potencial, garantindo que sua empresa seja encontrada sempre que alguém procurar seus serviços ou produtos!
Mas lembre-se: isso não significa que se você pode investir no marketing tradicional, deva deixar essa forma de marketing de lado. Longe disso! Mas, investir em marketing digital é fundamental para fortalecer sua marca e aumentar suas vendas.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.