O que cobrar de uma agência de marketing digital?

Você está em fase de contratação de uma agência de marketing digital, mas não sabe exatamente o que pode e deve cobrar dela. Acredito, essa é uma dúvida comum entre as empresas.

Lamentavelmente, muitas organizações trocam de agência simplesmente por não saber p que esperar e cobrar da empresa. Essa troca contínua de empresas pode atrapalhar as ações e até reduzir as chances de sucesso.

Diante disso, montamos este guia com dicas de como aproveitar ao máximo sua agência de marketing digital para que você não precise trocar de agência todos os anos. Confira!

1.Estudo de mercado

O estudo de mercado deve ser um dos primeiros documentos entregues pela sua agência de comunicação.

É crucial entender o momento da sua empresa, saber quais são as condições do mercado atualmente, quais são as perspectivas para os próximos meses e quais são as melhores oportunidades para você e sua agência buscarem em sua estratégia de marketing digital.

Esses detalhes são cruciais, pois é difícil definir uma meta que faça sentido para o seu negócio nas condições atuais do mercado sem eles.

2.Definição da persona

Antes de iniciar qualquer atividade, também é necessário realizar um estudo da persona.

Ele tem como objetivo entender e documentar o público que representa seus clientes em potencial, que tipo de conteúdo eles procuram, quais canais usam para obter informações, que tipo de dados costumam buscar, quais são as objeções mais comuns à compra, quais são os problemas mais difíceis e como sua empresa pode ajudar cada um deles.

Todo esse estudo é crucial para entender seu público e trabalhar de forma assertiva, melhorando sua comunicação e aumentando as vendas da empresa.

3.Treinamento de equipe

A agência contratada também pode auxiliar no treinamento da equipe.

Com seu conhecimento de mercado, uma análise da situação atual da empresa e a identificação dos gargalos existentes no momento da venda, ela poderá dar um excelente suporte à sua equipe, ensinando a lidar com crises, superar objeções de compra, repassar as informações mais relevantes, aprimorar a estratégia comercial e muito mais.

Quando você, como empresário, realmente abre o jogo de tudo o que acontece com sua empresa para a agência, ela pode entender os problemas de conversão e auxiliar em outras áreas, além do marketing, para maximizar seus resultados.

4.Conversão

A otimização de conversão é uma etapa importantíssima para melhorar os resultados da sua empresa e é algo que sua agência de marketing digital pode ajudá-lo.

Consiste em um estudo do que está sendo feito, bem como levantamento de possíveis hipóteses: qual é a explicação para os resultados atuais? Qual é a causa do aumento ou diminuição de determinadas métricas?

Dados sobre acesso à página, taxas de rejeição e outros são analisados. Neste momento, é fundamental que sua empresa realize testes A/B para identificar as melhores otimizações garantindo que seus esforços de marketing gerem os melhores resultados possíveis.

5.Estratégias de email marketing

As estratégias de e-mail marketing são extremamente benéficas para qualquer tipo de negócio. Eles auxiliam na melhoria e otimização do relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Manter um relacionamento positivo com os clientes, principalmente diante da nova era de consumo que vivemos, é fundamental para o sucesso do seu negócio no mercado.

6.Gestão de redes sociais

Estratégias de marketing de mídia social são extremamente eficazes quando realizadas corretamente.

Eles podem ser usados ​​para fornecer conteúdo relevante, promoções, informações da empresa e, o mais importante, para se conectar com seu público-alvo.

Ela permite a comunicação bilateral entre a empresa e o cliente, permitindo que você receba feedbacks, reclamações e sugestões diretamente dos clientes e potenciais clientes.

Afinal, quem sabe melhor do que seu próprio cliente o que pode ser melhorado em seu negócio?

7.Conteúdo relevante

A criação de conteúdo também é necessária para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital eficaz. Esse conteúdo pode ser apresentado em vários formatos, incluindo blog, webinars, e-books, vídeos, infográficos e outros.

Cada conteúdo tem seu objetivo e é destinado a um tipo específico de leitor. Eles podem ser usados ​​para informar e até mesmo, educar o mercado e fazer da sua empresa uma grande referência.

Conteúdos autênticos e relevantes geram leads, aumentando o banco de e-mails da sua empresa, que, se bem administrados, podem gerar negócios rentáveis.

8.Automação de marketing

Sua agência deve entregar boas estratégias de automação para trabalhar, da melhor forma possível, a base de e-mails e aumentar seu número de conversões. Elas irão trabalhar seus leads, levando-os a finalizar a compra e preparando-os para iniciar um negócio com sua empresa.

9.Mídia paga

A mídia paga também é fundamental porque ajuda a atingir as pessoas que estão prontas para comprar e buscam soluções com maior precisão e urgência.

10.Mensuração de resultados

E, claro, depois de concluir todas essas ações citadas anteriormente, sua agência de marketing digital precisa avaliar e mensurar os resultados. Este relatório irá ajudá-lo a determinar o que deu certo e o que não deu tão certo no mês anterior, bem como quais estratégias foram bem sucedidas e quais tiveram resultados que ficaram aquém das expectativas.

Ter esses pontos em mente pode ajudá-lo a entender melhor seu negócio e a desenvolver estratégias com maior probabilidade de resultados positivos.

E aí, sua agência entregou tudo ou ainda falta algum item? Lembre-se de manter suas expectativas alinhadas com as pessoas com quem você está trabalhando e deixe claro quais são os objetivos da sua empresa.

O que podemos cobrar?

Hoje, ter um investimento em marketing digital é essencial para manter seu negócio avançando. O mercado se tornou digital, e é preciso estar presente nas plataformas digitais para alcançar bons resultados.

Com isso, é comum contratar uma agência para lidar com esse aspecto do marketing na internet, mas você sabe o que procurar e quanto pagar por uma agência de marketing digital que atenda ao seu negócio?

A agência é responsável por uma variedade de atividades digitais e é fundamental que você entenda o que é realmente valioso para sua empresa – e como se posicionar para que tudo seja entregue em tempo hábil.

  • Produtividade

A produtividade é de extrema importância. O aumento da produtividade em relação às estratégias e trabalho interno é um dos motivos que as empresas utilizam as agências de marketing digital.

Enquanto a equipe interna da empresa se concentra em outros pontos estratégicos para o negócio, a agência auxilia no aprimoramento do trabalho de comunicação.

É fundamental que você entenda o que sua agência realizou e como as estratégias estão progredindo. Esse monitoramento pode ser realizado por meio de reuniões e relatórios periódicos.

  • Bons resultados

A prioridade é realmente bons resultados. Ao iniciar uma estratégia de marketing digital com a agência, você definirá KPIs (indicadores-chave de desempenho), e ela ficará encarregada de demonstrar se seus esforços de marketing estão gerando resultados ou não.

Os “bons resultados” serão medidos com base nos KPIs acordados entre a agência e a empresa. É fundamental que sejam relatados regularmente, juntamente com o relatório citado na seção “Produtividade”.

  • Melhoria no posicionamento da marca

Melhorar o posicionamento da marca é algo que vai acontecer de forma gradativa, mas merece ser acompanhado.

Independentemente da sua estratégia para melhorar esse ponto, é importante acompanhar pequenas melhorias nos resultados de posicionamento da marca.

  • Maior engajamento

O aumento do engajamento também é um ponto interessante a ser considerado, pois está ligado a um melhor posicionamento da marca.

É necessário examinar como seus clientes e prospects estão reagindo à sua marca e tentar aproximá-los de você.

Ao elaborar uma estratégia de marketing digital para sua empresa, você precisará identificar a Persona do seu negócio – afinal, são elas que vão realizar todos os seus planos.

Com essas personas identificadas, sua agência precisa fornecer pontos de contato que estimulem o engajamento, seja por meio de comentários, mensagens ou respostas por e-mail.

  • Redução de custos

A redução dos custos de aquisição de clientes é um dos fatores mais significativos para as empresas começarem a gerar lucro e aumentar sua viabilidade a longo prazo.

A agência contratada precisa mostrar quanto custa cada novo cliente baseado no investimento de marketing que você fez.

Com esses números em mente, é necessário fazer um esforço para reduzir esse valor, tornando seus novos clientes mais acessíveis com o passar do tempo.

Ter o suporte de uma agência de marketing digital irá ajudar sua empresa a crescer. Porém, é fundamental que você também faça sua parte. Ter um contato próximo e direto com a agência é crucial para que o processo ocorra da melhor forma possível.

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