Essa é uma dúvida recorrente entre as empresas que estão começando a entender melhor o marketing digital.
Muitos ainda não entendem quais as verdadeiras razões e vantagens que justifiquem investir recursos e tempo para investir nesse tipo de mídia que vai um pouco além do tradicional site institucional.
Independente do ramo ou tamanho do seu negócio, um blog pode fortalecer suas estratégias de marketing digital, consolidando sua marca e ajudando a ampliar seu alcance no mercado. De forma bem objetiva, vamos destacar algumas das razões que justificam a criação de um blog e também, a melhor estratégia.
Qual a melhor estratégia para meu blog?
*Conteúdos relevantes
Marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço e se tornado fundamental nas estratégias de marketing digital. O primeiro ponto e um dos mais importantes é a escolha dos temas dos conteúdos que serão abordados no blog, assim como sua linguagem.
Por exemplo, se sua empresa é uma clínica de estética, você pode criar conteúdos que sejam relacionados ao mundo da estética, beleza e até dar dicas sobre o assunto.
Lembre-se sempre que no momento da produção de conteúdo que, mais impo0rtante que vender seu serviço ou produto, é que seu conteúdo desperte interesse no seu público-alvo.
*Eduque seu público
Agora que já escolheu os temas que serão abordados no blog, é importante ajudar seu público a solucionar suas dúvidas. Dúvidas que podem nem ter percebido. Por exemplo, continuando no segmento anterior (clínica de estética), crie conteúdos dando dicas de como melhorar a pele. Outro seria falar sobre a importância do cuidado com a saúde como no caso de manchas suspeitas na pele.
Com conteúdos relevantes e que ajudam seu público-alvo, você se torna, com o tempo, autoridade no assunto. E isso faz toda a diferença no momento da compra.
*Otimização
Ter conteúdos relacionados ao seu segmento, com palavras-chave específicas do ramo e construção de links, ajudam no SEO (otimização para mecanismos de buscas como o Google) do seu blog, contribuindo para indexação pelo Google e gere aumento do alcance na internet.
*Transformando usuários em leads
A partir do momento que seu site tem conteúdos relevantes e direcionados ao seu público, e que o mesmo já confia e interage com sua marca, é necessário transformá-lo de um visitante em um lead.
Para isso é possível criar landing pages que forneçam materiais exclusivos e gratuitos, como um ebook por exemplo. Outra opção viável e interessante é ter um campo em seu blog voltado para assinatura de newsletter. Assim, além e gerar leads, vai ajudar sua empresa a continuar em contato com esse leitor.
Razões para ter um blog
Agora que ficou claro como um blog funciona, vamos focar em suas vantagens.
*Aumento da visibilidade
Os blogs também podem ajudar a melhorar as posições dos seu site nos mecanismos de busca, como o Google. Isso ocorre porque os motores de busca geralmente dão mais peso aos sites que atualizam o conteúdo com frequência.
Por exemplo, se o seu site estiver ranqueado para a palavra-chave “limpeza de pele”, mas o seu concorrente tiver um blog ativo e estiver sendo ranqueado para a mesma palavra-chave, é provável que o seu concorrente apareça antes do seu site nos resultados da pesquisa.
Além de atualizar o conteúdo com frequência, você também pode melhorar as posições dos seu site nos motores de busca ao otimizar seus posts do blog com as palavras-chave certas.
*Aumento do tráfego
Quando você cria um blog e publica conteúdo relevante e interessante, as pessoas serão atraídas para o seu site. E quanto mais pessoas visitarem o seu site, maiores serão as suas chances de converter esses visitantes em clientes.
Além disso, os blogues também podem ajudar a aumentar o tráfego do site de outras maneiras. Por exemplo, se você permitir que os outros blogs republiquem o seu conteúdo, você poderá direcionar o tráfego para o seu site. Também pode incluir links para o seu site em suas postagens do blog, o que pode incentivar as pessoas a visitar o seu site.
*Aumento das vendas
Um blog também pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa. Isso pode ser feito promovendo ofertas especiais e cupons de desconto em seus posts, ou incluindo links para produtos e serviços em destaque em seu site.
Você também pode usar o blog para educar seus leitores sobre os seus produtos e serviços. Quanto mais uma pessoa souber sobre o que a sua empresa oferece, mais propensa ela estará a fazer uma compra.
*Estabelecer sua marca como uma autoridade
Quando você cria um blog e publica conteúdo de qualidade, também pode ajudar a estabelecer sua marca como uma autoridade no seu nicho. Isso ocorre porque as pessoas confiarão mais na sua marca se ela for capaz de fornecer informações valiosas e úteis.
Ter um blog também pode ajudar a gerar mais leads para a sua empresa. Por exemplo, se você oferecer um ebook gratuito como um prêmio para os leitores que deixarem o seu endereço de e-mail, terá um banco de dados de leads qualificados para alimentar o seu funil de vendas.
Como você pode ver, os blogs oferecem uma série de benefícios para as empresas. Se a sua empresa ainda não tem um blog, agora é a hora de considerar a criação de um.
Lembre-se, um blog bem executado pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site, melhorar as posições do seu site nos motores de busca, aumentar as vendas e estabelecer sua marca como uma autoridade no seu nicho.
Se você precisar de ajuda para iniciar o seu blog, entre em contato com a Agência Mais Resultado. Nós podemos ajudá-lo a criar um blog que atenda às suas necessidades específicas e ajude a alavancar o sucesso da sua empresa.
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