Quais as redes sociais e as vantagens de cada uma

As redes sociais se tornaram o principal ponto de encontro entre pessoas e empresas. Especialmente em tempos pós pandemia. Consumindo boa parte dos nossos dias elas são a principal forma de troca de informações e opiniões.

As empresas hoje em dia, precisam fazer parte de redes sociais para se integrar nessas conversas e criar um relacionamento com o seu consumidor.

A Agência Mais Resultado lista neste artigo as principais redes sociais e suas vantagens.

Facebook

Já foi dito que “se você não está no facebook, você não existe”. Entre os jovens, é comum dizer que a rede social “só tem mãe e tias”. Porém, a plataforma hoje contém 139 milhões de usuários ativos, somente no Brasil. Por isso, ela ainda é uma rede social enraizada na nossa cultura e dia a dia..

O Facebook é uma das plataformas mais completas e versáteis, conectando pessoas,  gerando vendas e transações e, especialmente na era dos smartphones, viralizando conteúdos. Isso a torna perfeita tanto para perfis pessoais, quanto corporativos.

Principais características

  • Trabalha com algoritmos que valorizam o engajamento.
  • Tem sua própria ferramenta de anúncios: o facebook Ads.
  • Permite publicações de todo tipo.
  • Permite 3 tipos diferentes de engajamento: as páginas de empresas, os grupos e os anúncios.

Vantagens

  • Valoriza e facilita o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Relacionamento;
  • Permite postagens criativas e que chamem a atenção do público;
  • Possibilita a monitoração da fama da marca;
  • Facilidade de dados dos resultados e agilidade no conserto de problemas;
  • Mídia mais barata;
  • Sua ferramenta de anúncios é uma das mais completas do meio e oferece muitas configurações que possibilitam montar um anúncio que atinja o público perfeito, com altos índices de engajamento e conversão.

Instagram

Com a compra da plataforma pelo Facebook, em 2012, uma série de atualizações foram feitas, aperfeiçoando a proposta inicial de compartilhar fotos. Hoje, é possível postar fotos em diferentes formatos, postar e fazer vídeos ao vivo, Stories, fazer boomerangs, reels, enviar mensagens diretas e muitos outros recursos para incentivar a interação com os seguidores.

Quanto ao seu público, já são mais de 800 milhões de usuários no mundo. O Brasil é o segundo no ranking, com mais de 50 milhões de usuários ativos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Principais características

  • É considerado “o rei do engajamento”, com diversas funcionalidades para incentivar os usuários a interagirem com a marca.
  • Também trabalha com algoritmos. Porém, também valoriza perfis que usem suas diferentes funcionalidades de postagem.
  • Focado no audiovisual. Oferece diversas modalidades de posts.
  • O Instagram assimila a localização da cidade ou lugar, não mostrando a publicação apenas para seguidores, mas para todos que interagem com aquela localização.
  • Através das famosas hashtags, os usuários encontram as publicações que são relevantes para eles.

Vantagens

  • Valoriza e facilita o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Relacionamento.
  • Permite postagens criativas e que chamem a atenção do público.
  • A rede com a maior interação e engajamento.
  • Uso de hashtags para encontrar seu público.
  • Mídia mais barata. Permite também o encontro de novos consumidores de forma orgânica.

Twitter

O Twitter é uma rede social que serve para ouvir e ser ouvido através de poucas palavras. Isso porque as atualizações (tweets) publicadas na plataforma podem ter até 280 caracteres. Fotos, hashtags, links para páginas externas e vídeos também podem ser divulgados.

Muitas empresas desistiram da ideia de aprender como usar o Twitter, pois ouviram que a rede estava com seus dias contados. Porém, a rede ainda tem 350 milhões de usuários ativos e continua crescendo de forma linear.

Principais características

  • O Twitter funciona como um microblog onde os usuários fazem comentários sobre seus interesses, o dia a dia, trabalhos, eventos;
  • Duas características únicas: a instantaneidade e a veracidade;
  • Usuários que valorizam a interação;
  • Usa uma linguagem mais informal.

Vantagens

  • Comunicação rápida. Por isso permite que seja mais uma forma de atendimento da empresa para consumidores;
  • Humaniza a marca e permite uma linguagem mais informal e cheia de humor;
  • Permite o compartilhamento. Por isso, existe uma maior possibilidade do conteúdo se tornar viral;
  • Possibilita a monitoração da fama da marca;
  • Possui ferramenta de anúncios própria;
  • Ótima para gerar tráfego qualificado e leads.

LinkedIn

Apesar de ser semelhante a outras redes de relacionamento, o LinkedIn é focado em relações e contatos profissionais. O perfil pessoal é um currículo online, onde o usuário lista suas habilidades e experiências. As empresas podem utilizar a rede para recrutar novos profissionais e investir no marketing institucional.

Além disso, empresas com o padrão de negócios B2B, podem ser uma ótima forma de se manterem em contato e conquistar novos clientes.

Já são mais de meio bilhão de usuários ativos na rede. No Brasil, a plataforma atingiu a marca de 29 milhões de usuários, o que a posiciona como a terceira colocada no ranking nacional.

Principais características

  • Voltada para o meio profissional e corporativo.
  • Conhecimento maior do mercado corporativo e do que as empresas precisam.
  • Possui ferramentas para os times de vendas encontrarem e criarem conexões com uma base de clientes em potencial.
  • Feed de publicações para as pessoas manterem contato com sua rede profissional, compartilhando e consumindo conteúdo.
  • Possibilidade de fazer publicações em uma plataforma própria, de forma semelhante a um blog — incluindo abertura para comentários, ícones de compartilhamento em diversas redes e visualização pública.

Vantagens

  • Valoriza e facilita o Marketing de Conteúdo, podendo além de divulgar conteúdos no feed, distribuir materiais.
  • Também permite o Marketing de Relacionamento.
  • Publicar nessa rede social é interessante, já que, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usuários leem ou interagem com conteúdo na plataforma pelo menos uma vez por semana.
  • Construção de autoridade.
  • Diferentes tipos de anúncio: Sponsored content, Sponsored InMail, Text Ads (apenas para Soluções Self-Service), Dynamic Ads e Display Ads (estas últimas apenas para Soluções Corporativas).
  • Captura de Leads.

Whatsapp Business

O WhatsApp é a plataforma de troca de mensagens instantâneas mais popular no Brasil. Já são mais de 120 milhões de usuários ativos diariamente. Praticamente todos que possuem um smartphone têm o aplicativo instalado.

Além da facilidade de trocar mensagens, a plataforma é gratuita, o que assustou bastante as empresas de telefonia no mundo inteiro. Afinal, é interessante lembrar que o WhatsApp não é só texto. Ele é também áudio, imagem e vídeo. Dá até para fazer ligações e chamadas de vídeo por ele.

Além disso, a última atualização de peso na plataforma possibilitou a postagem de fotos para serem vistas durante 24h, assim como no Instagram e no Snapchat.

Principais características

  • Conversas diretas e imediatas.
  • Permite catálogo de produtos e serviços;
  • Classificação de contatos com etiquetas mediante critérios próprios;
  • Automatizar mensagens rápidas — como as de saudação e apresentação da marca, as que confirmam o recebimento de uma mensagem ou que informam horário de funcionamento da empresa assim que a conta é acionada por um usuário.

Vantagens

  • Possibilidade de usar estratégias do Marketing Conversacional e interagir com os clientes em tempo real.
  • Personalização da mensagem, o que faz o consumidor se sentir exclusivo e especial.
  • Com chatbots, as empresas podem automatizar e escalar conversas com seus clientes. Posssibilitando que empresas mantenham conversas personalizadas com diferentes clientes ao mesmo tempo, sem prejudicar o funcionamento de seus equipamentos ou sua eficácia ao vender.
  • Maior facilidade de Feedback.
  • Cria um melhor relacionamento entre empresa e consumidor.
  • Alimentação de leads

YouTube

De 2005 até hoje, o YouTube se tornou a maior plataforma de vídeos online da atualidade. Já são mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo 98 milhões apenas no Brasil.

Além disso, com o fenômeno dos Youtubers, a produção de conteúdo e o tempo gasto vendo vídeos online tem aumentado de forma exponencial. A plataforma é mais popular que a própria televisão entre pessoas de 18 a 49 anos.

Blaze é uma inicialização de entretenimento e jogos em rápida expansão que oferece uma mistura única de elementos de jogos casuais e sociais combinados com uma inovadora plataforma de apostas. O Blaze casino criou rapidamente um nicho para si mesmo ao proporcionar a seus usuários uma experiência de jogo estimulante e dinâmica que é diferente de qualquer outra.

Outro dado relevante em favor do YouTube: 80% do tráfego na internet se dá por meio de vídeos.

Principais características

  • Focada em vídeos.
  • Possibilita Outbound Marketing assim como o Inbound Marketing.
  • Permite anúncios.
  • Possui diferentes formas de ganhar dinheiro

Vantagens

  • Aumento a visibilidade da marca, estreitamento do relacionamento com o público e geração de conversões.
  • Mídias audiovisuais são as mais consumidas pelo público em geral.
  • Possibilita criação de conteúdo e ajuda uma marca a se tornar uma autoridade.
  • Possibilidade de parcerias com influenciadores.
  • Otimização do SEO.
  • Monetização do canal.

TikTok

O TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou o Facebook em número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais.

Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

Principais características

  • Focado em vídeos de até 1 minuto. Na nova atualização ela permite vídeos de 3 minutos para alguns usuários.
  • Amplos recursos de edição de vídeo.
  • Possibilidade de interação e engajamento.
  • Mais utilizado pelo público jovem.
  • Disponibilização de inúmeras canções e áudios.
  • Linguagem mais informal.

Vantagens

  • Grande possibilidade de viralização. (Perfeito para o marketing viral.)
  • Possibilidade de monetização.
  • Possui plataforma de anúncios.
  • Possibilidade de venda e crescimento para micro negócios.
  • Publicações criativas e que chamam a atenção do consumidor.
  • Uso de hashtags.
  • Parcerias com influenciadores.
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